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    Série: 21 Dicas de Sucesso em Gerenciamento de Projetos    
   
 

Dica Nro.2 - Defina os Critérios de liberação (lançamentos) do produto.

05 Maio 2011  
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Por Karl Wiegers
Tradução e adaptação: Cristiano Foltran

Bem no início do projeto, defina que critérios indicarão se o produto está pronto para lançamento ou não. Possíveis critérios de liberação podem incluir o seguinte:

  • Não há defeitos residuais (defeitos ainda existentes) de alta prioridade no produto?
  • O número de defeitos residuais vem sendo reduzido desde a semana X e a estimativa do número de defeitos residuais já é aceitável?
  • As metas de desempenho estão sendo alcançadas?
  • A funcionalidade necessária específica está plenamente operacional?
  • As metas quantitativas de confiabilidade do produto estão sendo satisfeitas?
  • X% de testes dos testes realizados no sistema foram aprovados?
  • As especificações legais, contratuais e/ou regulamentares estão cumpridas?
  • É o momento ideal para lançamento do produto no mercado?
  • Os critérios de aceitação do cliente foram alcançados?

Quaisquer que sejam os critérios que você adotou, seja realista, objetivamente mensurável, gere documentação do projeto e esteja alinhado com o que "qualidade" significa para seus clientes.
Decida logo cedo no projeto sobre como informará a todos quando o produto estiver pronto, acompanhe o progresso em direção a seus objetivos, e mantenha sua posição quando for pressionado para lançar o produto antes da grande estréia em horário nobre.


Cuidadosamente considere seu público-alvo para decidir sobre a liberação (lançamento) do produto. Os usuários precoces (early adopters ou primeiros usuários) e entusiastas têm uma maior tolerância para os defeitos do que a maioria dos clientes pragmáticos ou a grande maioria conservadora.
Opostamente, tempo de mercado e características inovadoras ou de uso de tecnologia são mais importantes para os early adopters.

Stakeholders: Segundo o PMBOK são pessoas ou organizações que:

  • Estão envolvidos ativamente no projeto
  • Têm interesses que possam ser positiva ou negativamente afetados pelo desempenho ou conclusão do projeto
  • Podem exercer influência sobre o projeto, seus entregáveis e/ou membros da equipe do projeto

Drivers: Orientadores que servem de referência e norteiam as decisões em uma atividade ou projeto.

 

Receba em seu email um aviso e resumo de cada uma das 21 Dicas quando publicadas.
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Karl Wiegers:, Ph.D., é consultor da Process Impact, uma consultoria de processos de software e empresa de educação em Portland, Oregon. Ele é um orador freqüente em conferências e reuniões da sociedade software profissional. Você pode saber mais de Karl Wiegers através:

www.projectinitiation.com ou www.processimpact.com

     
 

Prof. Cristiano Foltran, MBA, ITIL: Consultor em gerenciamento de projetos com mais de 15 anos de experiência nas áreas de TI, seguros, mídia e bancos, é formado em administração de empresas com ênfase em análise de sistema e pós-graduado pela fundação Getúlio Vargas no MBA em Gerenciamento Estratégico e Econômico de projetos. É professor titular das cadeiras de marketing e gestão estratégica da FAB (Faculdade Associada Brasil) além de certificado ITIL v3. - cristiano.foltran@uol.com.br


     
     


   
 
           
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